PORQUE RELATAMOS MELHORAS QUANDO SOMOS ESCUTADOS?
Já percebeu que as vezes sentimos alívio quando “desabafamos” ou somos ouvidos? E a dor simplesmente se cessa.
Devido ao nosso cotidiano acelerado há uma desvalorização da escuta, como se escutar fosse qualquer coisa. Quando somos ouvidos trabalhos quatro elementos fundamentais que aumenta a nossa autoestima.
O respeitar esta relacionado a reconhecer o valor que a pessoa tem como ser humano.
O aceitar é você acolhê-lo da forma como ele é, sem a intenção ou necessidade de mudá-lo
O ser empático é se colocar no lugar no outro.
O compreender é esta ciente de que suas vivências têm uma razão para qual esta agindo daquela forma
Evitaremos maiores obstáculos ao encontro verdadeiro se deixarmos o nosso pré- julgamento. Deduzir nem sempre é interpretar a verdade dos fatos. Quem olha do lado de fora não identifica as verdadeiras razões e intenções. Lembre-se não somos o dono da verdade.
Outra explicação esta relacionado ao alívio da tensão, quando dividimos com alguém a nossa carga é uma maneira de se aliviar a tensão, mesmo que não encontremos a solução durante a conversa. E muitas vezes, é falando que se compreende melhor o próprio problema. Chegando até mesmo a solução.
Por isso, Jesus nos chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Exatamente por termos que lidar com questões da vida de forma solitária é que o fardo se torna pesado e o jugo duro demais.
ESCUTAR é a maneira concreta
de respeitar,
aceitar, ser
empático e
compreender o outro.
Devocional escrito por: Samara Oliveira
Texto Bíblico : Mt 11.28-30
Texto inspirador: Porque muitos pacientes relatam melhora quando só os escutam ?
Comentários
Postar um comentário