EFÉSIOS




Gostaria de compartilhas com vocês algo que tenho aprendido no livro de Efésios, fiz um breve resumo  do livro citando alguns pontos que mais marcaram a minha  leitura, espero que tenha sido edificante para vocês como foi para mim . Boa Leitura

Capitulo 1

Em Efésios  capitulo 1 Paulo inicia sua carta com uma  saudação. No decorrer desta carta ela nos revela que  Deus preparou a salvação desde a eternidade. No capitulo 1: 15 ao 23  Paulo relata o teor das suas orações em favor dos irmãos.
·         Ele sempre agradecia por eles por causa da fé e amor que demonstravam (15-16).
·         Ele pedia que eles recebessem sabedoria, conhecimento e iluminação para apreciar a grandeza das bênçãos espirituais concedidas por Deus (17-19)
·         Ele confiava no poder daquele que ressuscitou e exaltou Jesus Cristo (20-21).
Muitas pessoas confiam na oração, mas não entendem o poder dela. O poder não está na oração em si, nem na pessoa que a faz. O poder permanece naquele que ouve e responde às orações (Efésios 3:20).Para se ter uma vida cristã saudável, é de vital importância seguir o exemplo de Paulo. Se conservamos juntos o louvor (gratidão) e a oração, nos ajudará a manter o nossa intimidade com Deus. Muitas pessoas confiam na oração, mas não entendem o poder dela. O poder não está na oração em si, nem na pessoa que a faz. O poder permanece naquele que ouve e responde às orações (Efésios 3:20). Eu creio no poder da oração! A essência da oração de Paulo aos efésios é “para saberdes” (v:18)


Capitulo 2

No capitulo 2  fala especificamente do pecado e da salvação deles pela graça de Deus. A partir do momento que o pecado chegou ao mundo fomos condenados e praticávamos a natureza humana (v:2 e 3). É possível estar fisicamente vivo e espiritualmente morto (o caso do pecador) O mundo jaz no pecado, segundo o espírito da desobediência. Nós cristãos, antes de nos convertermos ao Senhor, andávamos no pecado. A resposta ao problema do pecado é único: Deus ,a  riqueza da sua misericórdia e do seu amor ultrapassa a pobreza e a podridão do nosso pecado (v:4). A intenção de Deus é mostrar a sua graça A salvação é pela graça, não por obras de mérito (v:8 e 9). Ele exclui aqui qualquer tipo de obra de mérito. Ninguém jamais será capaz de se salvar. Dependemos da graça de Deus. A graça inclui tudo que Deus faz para nossa salvação: a vida e a morte de Cristo, a sua ressurreição, a revelação do evangelho, o amor de Deus, o sangue de Jesus, a pregação da palavra. A fé inclui tudo que o homem faz para a salvação: ouvir e aceitar a palavra de Cristo arrepender-se dos pecados, confessar a fé, ser batizado para remissão dos pecados, perseverar firme no Senhor. Não temos direito de negar nenhuma coisa que Deus nos pede, pois mostramos a fé pela obediência a ele.

Capitulo 3

 O livro de Efésios esclarece o papel dos apóstolos e profetas no início da era cristã Os apóstolos foram escolhidos por Cristo, receberam a palavra por meio do Espírito Santo e foram encarregados de levar o evangelho ao mundo. Paulo foi feito ministro conforme a graça concedida pelo poder de Deus (v:7) e  se sentiu privilegiado por poder pregar o evangelho aos gentios. Em todos os casos, o acesso é por meio de Jesus Cristo. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai e a sua graça. As Tribulações  fazem parte de nossa caminhada cristã, porém, não devem ser motivo para abandonar a fé. Ao contrário, devem fortalecer a nossa fé.



Capitulo 4

Paulo compara a igreja como um corpo humano, formado de muitos membros. E neste capítulo, ele nos chama individualmente a reconhecer qual é a nossa parte dentro do corpo de Cristo. Deus não pede a unidade sem nos oferecer os recursos necessários para tê-la.    Devemos nos preocupar com a possibilidade de infiltração de falsas doutrinas na igreja do Senhor. Mas a defesa contra tal ameaça não deve ser por táticas carnais de imposição de regras e doutrinas oficializadas. A nossa única defesa é o ensino da palavra pura (13-14; veja 1 Coríntios 1:10). Nossa vida deve ser caracterizada por ações de graças, que é o nosso reconhecimento prático da generosidade e da graça perdoadora de Deus (v:16)

Capitulo 5

Paulo fala nesses versículos de alguém que vive na prática desses pecados, e não daqueles que um dia já cometeram eles. O arrependimento é o caminho para o perdão e para a reconciliação com Deus. Aqui somos chamados a andar como “filhos da luz”, produzindo frutos da bondade, da justiça e da verdade de Deus (V: 9). Provando sempre o que é agradável ao Senhor. Viver como filho da luz não é compactuar com as obras infrutíferas das trevas, pois são estéreis e maléficas. V: 15-17 -“vede prudentemente como andais”... O conceito hebraico para “andar” se refere ao comportamento e ao estilo de vida. É como se Paulo estivesse dizendo: “meditem atentamente sobre o modo como vocês estão vivendo”.
Paulo nos ensina que a nossa vida cristã exige cuidados e atenções especiais:  As pessoas sábias tiram maior proveito do seu tempo, aproveitando da melhor maneira possível cada oportunidade que surge (v: 16) *As pessoas sábias discernem (procuram compreender) a vontade de Deus (v: 17)
Efésios 5:22- A  submissão que Paulo recomenda às esposas, aos filhos e aos servos não é sinônimo de inferioridade. Os maridos e as esposas, os pais e os filhos, os patrões e empregados têm dignidade igual, mas papéis diferentes na vida. Essa autoridade vem de Deus. Devemos nos submeter até o ponto em que a obediência à autoridade humana não envolva desobediência a Deus. Ela deve ser exercida com responsabilidade sempre em prol dos outros.
Esposa: Mulheres se submetam aos seus maridos (submissão significa colocar-se debaixo da mesma missão de outra pessoa); tornem-se realmente pessoas que estão prontas a consumir todas as energias, o tempo e os interesses para apoiar seu marido. A esposa e os filhos são para o marido a Igreja de Cristo na rua onde mora. Sendo a Igreja de Cristo, o marido, como cabeça do lar representa “cristo” para a esposa e filhos.
Marido: O marido deve amar a esposa de modo que ela não possa ter alegria em nada mais que não seja neste amor. O amor santifica o lar. Quando o marido aprende realmente a amar, ele começa a santificar a mulher para si. Através do amor as intenções do coração são santificadas

Capitulo 6

Pais e Filhos: Nos relacionamentos pais e filhos, ocorrem frequentemente atritos, devidos algumas vezes ao excessivo autoritarismo ou completa passividade dos pais, ou à falta de percepção dos filhos sobre os seus deveres para com seus pais, entre os quais o de honrá-los. Os pais são ensinados a não usar nossa autoridade para irritar os filhos. Paulo reconhece que os filhos necessitam do amor e do estímulo positivo dos pais para uma formação equilibrada e harmoniosa . Admoestação significa instrução ou advertência verbal, mostrando que os pais devem ser os primeiros educadores dos seus filhos. Assim eles serão conduzidos ao temor a Deus, e a uma vida de obediência, equilíbrio e maturidade.

Padrões e Empregados  :Paulo deixa claro algumas regras necessárias para tanto para empregados como para os patrões. Se os empregados cristãos procederem desta forma como  esta escrito nos versículos (v:5,6,7 e 8), o nome de Jesus é honrado por esta postura cristã. Isso não significa, entretanto que o trabalhador Cristão não possa lutar por melhores condições de trabalho, mas essa luta pela justiça não deve interferir na qualidade de seu serviço.
Os Patrões devem Proceder para com seus empregados da mesma forma como espera que seus empregados procedam para com ele, relacionar-se com seus empregados sem ameaças, ou seja, não deve abusar da sua posição de autoridade ameaçando de castigos e Deve sempre se lembrar que ele e seus empregados pertencem a um mesmo Senhor, o qual não faz acepção de pessoas.

Armadura de Deus : Observamos que o poder não vem de nós, mas de Deus. Muitos cristãos se sentem derrotados porque olham constantemente para as coisas erradas. Vêem as tentações e as provações e estas parecem enormes. Olham no espelho e enxergam suas próprias falhas e fraquezas. O problema é o foco. Qualquer homem é pequeno e frágil, mas Deus é muito maior do que nossos desafios.


Paulo nos ensina que a Armadura de Deus é a proteção dada pelo Espírito Santo para lutar contra o nosso maior inimigo, satanás. podemos assim dizer que para alcançarmos a Unidade da Fé é preciso que estejamos revestidos da Armadura de Deus, pois assim estaremos protegidos das ciladas do diabo e com os olhos da fé alcançaremos a unidade do grupo, da igreja, do corpo de Cristo. Por fim, a armadura de Deus deve ser e estar completa em nossas vidas, pois um soldado sem espada não luta, sem escudo não se protege, sem capacete é presa fácil e ângulo fatal, sem cinturão não representa o exército, sem couraça não sobrevive.

Comentários

Postagens mais visitadas